terça-feira, 23 de novembro de 2010

Entrevista à TV PUC-RJ

Olá a todos!

Estou aqui pra postar também minha entrevista para a TV PUC-RJ. Vocês podem assití-la clicando aqui.

Até breve!

Entrevista ao Jornal Folha Dirigida

Conforme havia prometido, coloco abaixo o resumo da minha entrevista ao Jornal Folha Dirigida-RJ, publicada em 28/10/2010:

“Professora Josefina Sousa, que lançou, este ano, o livro “Educação Sexual na Infância: Um manual para o professor”, explica porque este tema ainda é um tabu na escola e salienta o quanto seria importante para crianças, adolescentes e jovens receber orientação adequada sobre o assunto de seus professores e familiares”.
FOLHA DIRIGIDA – Como o professor pode trabalhar, dentro do ambiente escolar, esta questão da Educação Sexual?
JOSEFINA – Desde 1977, os Parâmetros Curriculares Nacionais preconizam a Educação Sexual como sendo um tema transversal. Portanto, pode e deve ser trabalhada dentro do núcleo comum e do currículo escolar.
FOLHA DIRIGIDA – O livro que a senhora lançou se propõe a ser um manual para o professor. O que é mais importante ele saber sobre este tema?
JOSEFINA – O mais importante é que o professor saiba que a sexualidade é uma questão que não pode ser separada da sua vida, do seu cotidiano. Ela nasce conosco, cresce conosco e morre conosco. Sexualidade é algo natural que todo ser humano exerce, é uma questão de cidadania. Então, no caso do educador, antes que trabalhe o tema em sala de aula é importante que passe por uma capacitação, para que a partir desse aperfeiçoamento aprenda a metodologia correta e sua aplicabilidade.
FOLHA DIRIGIDA – Quais as principais falhas que o professor comete ao abordar a questão da Educação Sexual nas escolas?
JOSEFINA – A principal falha é ele se colocar como exemplo de situações, passando aos alunos sua opinião que pode acabar influenciando na construção de valores pessoais, o que pode ser bom para um, pode não ser bom para o outro. É preciso estar ciente que irá trabalhar com o sentimento humano.
FOLHA DIRIGIDA – Que outras dicas a senhora daria?
JOSEFINA – Muito importante que o professor também não tenha preconceitos e tabu quanto à sexualidade e ao sexo propriamente dito. Estar bem com sua própria sexualidade, compreendê-la como algo natural e saudável terá maiores condições e segurança para tratar do assunto.
FOLHA DIRIGIDA – O acesso maior dos estudantes à internet é um obstáculo ou uma oportunidade a mais para abordas esta questão?
JOSEFINA – A internet, assim como as demais mídias, é uma porta aberta tanto para o bem quanto para o mal. O que podemos observar é uma intensa erotização precoce nas crianças. As mídias colaboram para isso e as famílias também, pois na maioria das vezes, elas não empenham recursos para que o conteúdo consumido pelas crianças passe por um filtro. Hoje, por exemplo, você não vê muitos pais restringirem a programação que seus filhos pequenos assistem na televisão.
FOLHA DIRIGIDA – O que é fundamental para derrubar o tabu em torno do trabalho com Educação Sexual no ambiente escolar?
JOSEFINA – O tabu não existe somente na escola, mas em quase todos os âmbitos sociais, principalmente nas famílias que não se sentem preparadas para falar no assunto seja por questão religiosa, preconceito ou vergonha. O correto seria a Educação Sexual ser trabalhada não somente com as crianças, mas também, em paralelo com as famílias. Para isso, os professores precisam estar capacitados e seguros.
FOLHA DIRIGIDA – As políticas públicas de Educação, de maneira geral, têm dado alguma atenção a esta temática da Educação Sexual?
JOSEFINA – Infelizmente, não. O que encontramos são professores despreparados para lidar com o assunto. As crianças, por sua vez, acabam sem um canal de referência para esclarecer suas dúvidas sobre sexualidade e devido a isso, se apegam a explicações equivocadas de fontes inseguras. Crianças em processo de alfabetização que não têm suas perguntas respondidas acabam por gerar ansiedade, que certamente prejudicam o letramento.
FOLHA DIRIGIDA – A partir de que idade é possível trabalhar a Educação Sexual?
JOSEFINA – A Educação sexual, assim como os demais conteúdos ensinados na escola, compõem um processo de aprendizagem. Portanto, ideal seria, iniciar esse trabalho na Educação Infantil.
FOLHA DIRIGIDA – Que tipo de problemas uma atenção maior a Educação Sexual poderia evitar?
JOSEFINA – Está comprovada por pesquisas que crianças e jovens que passaram pela Educação Sexual, retardam as relações sexuais, conseqüentemente a gravidez na adolescência, melhoram a auto-estima, auto-valorização e correm menos riscos de sofrerem abuso sexual.
FOLHA DIRIGIDA – Uma brincadeira cada vez mais comum entre os jovens e adolescentes, com as chamadas pulseirinhas do sexo, chamou a atenção dos pais e da sociedade. Por que esse tipo de comportamento atrai tanto o estudante?
JOSEFINA – Acredito que estas pulseirinhas tenham nascido de uma moda, um acessório, como outro qualquer, porém, alguém com intenção não muito saudável deu a elas conotações sexuais. Aqui no Rio de Janeiro, algumas escolas proibiram seu uso, mas é importante lembrar que o problema não está no objeto e sim no psicológico das pessoas. Certamente esta “moda” não foi iniciada por uma criança que vivencia sexualidade com naturalidade.

quarta-feira, 17 de novembro de 2010

Próximas Palestras

Venho divulgar mais duas novas palestras que irei ministrar em datas próximas:

  • 24/11/2010:
    Tema: Educação Sexual e Família
    Onde: Preventório de Paquetá (Ilha de Paquetá, Rio de Janeiro-RJ)
    Horário: das 9h às 11h
  • 20/12/2010:
    Tema: Educação Sexual na Infância
    Onde: Quartel Central da Guarda Municipal do RIo de Janeiro (São Cristóvão, Rio de Janeiro-RJ)
    Horário: de 8h às 12h.

sexta-feira, 5 de novembro de 2010

Publicações

Apesar da pequena publicação, o jornal Metro Magazine divulgou o lançamento do meu livro (Educação Sexual na Infância: um manual para o professor). Portanto, atingindo um grande número de leitores para que tomem conhecimento de ações que venham melhorar a qualidade da educação.

Se quiser conferir, clique aqui.

JORNAL FOLHA DIRIGIDA
Concedi entrevista para esse jornal, publicada em 28/10/2010. Em breve postarei resumo sobre a mesma.