quinta-feira, 14 de abril de 2011

Ser Adolescente

       Podemos dizer que a adolescência é uma etapa da vida cercada de transformações, incluindo dúvidas, conflitos e também muitas conquistas.
       É marcada por fatores biológicos, psicológicos, ambientais e socioculturais. É uma transição da infância para a vida adulta.
       Com a chegada da adolescência o jovem se desprende um pouco do núcleo familiar, onde esteve presente por toda a infância, passando a interagir freqüentemente com grupos sociais mais próximos, ou seja, sua “turma”, “tribo” ou “galera”.
       Neste momento, a família precisa ficar mais atenta, usando o diálogo, demonstrando afeto e incentivando o jovem a buscar seu ideal. Saber dizer sim ou não a determinadas situações faz parte da educação do adolescente. Impor limites é ponto fundamental para que este enfrente e supere os desafios dessa fase da vida.
       Vale destacar que a OMS (Organização Mundial de Saúde) caracteriza o início da adolescência aos 10 anos e seu término aos 20 anos. Na cultura brasileira, a puberdade marca o início desta fase e seu término quando o indivíduo atinge a maturidade psicológica, passando a assumir responsabilidades e atitudes compatíveis a vida adulta.

quarta-feira, 6 de abril de 2011

TV PUC-Rio

Recentemente, concedi uma entrevista a TV PUC-Rio que tratou sobre a violência contra a mulher, em referência ao Dia Internacional da Mulher.
O programa foi ao ar no dia 18 de março desse ano, no canal já mencionado. Além disso, a entrevista também está disponível na internet. Para assisti-la, clique aqui, acesse o mini site do programa Contraponto e clique no tópico "Violência contra a mulher".