- Toda criança, até os cinco anos de idade, deve levantar algum tipo de questionamento sobre a vivência da sexualidade.
- A palavra “sexo” deve referendar o aspecto biológico do humano, enquanto a “sexualidade” possui natureza multidimensional, abrangendo o biológico, psicológico, comportamento e cultura.
- A criança vivencia sua sexualidade como sendo algo natural e espontâneo.
- Freud, em 1905, dividiu a sexualidade infantil em quatro fases: anal, oral, fálica e latência. Muito de seus estudos ainda podem ser observados no comportamento das crianças de hoje.
- Quando as crianças brincam de médico e/ou papai e mamãe, estão participando de jogos sexuais que têm por finalidade o entendimento e elaboração do ato sexual que é intuído por elas desde o nascimento.
- Quando questionados sobre sexualidade pelas crianças, os adultos devem lhes responder de forma clara, objetiva e com linguagem compatível ao seu entendimento. Assim, bem informadas, terão melhores chances de lidar com tais questões de forma saudável no futuro.
- Os Parâmetros Curriculares Nacionais, desde 1977, preconizam a Educação Sexual nos currículos escolares. O tema deve ser trabalhado de forma transversal em todas as disciplinas a partir das primeiras séries do Ensino Fundamental.
"No decorrer de nossas vidas buscamos o amor. Na Educação Sexual o encontramos na forma do prazer, respeito e responsabilidade"
terça-feira, 19 de outubro de 2010
Refletindo Sobre Sexualidade
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário