terça-feira, 19 de outubro de 2010

Refletindo Sobre Sexualidade

  • Toda criança, até os cinco anos de idade, deve levantar algum tipo de questionamento sobre a vivência da sexualidade.
  • A palavra “sexo” deve referendar o aspecto biológico do humano, enquanto a “sexualidade” possui natureza multidimensional, abrangendo o biológico, psicológico, comportamento e cultura.
  • A criança vivencia sua sexualidade como sendo algo natural e espontâneo.
  • Freud, em 1905, dividiu a sexualidade infantil em quatro fases: anal, oral, fálica e latência. Muito de seus estudos ainda podem ser observados no comportamento das crianças de hoje.
  • Quando as crianças brincam de médico e/ou papai e mamãe, estão participando de jogos sexuais que têm por finalidade o entendimento e elaboração do ato sexual que é intuído por elas desde o nascimento.
  • Quando questionados sobre sexualidade pelas crianças, os adultos devem lhes responder de forma clara, objetiva e com linguagem compatível ao seu entendimento. Assim, bem informadas, terão melhores chances de lidar com tais questões de forma saudável no futuro.
  • Os Parâmetros Curriculares Nacionais, desde 1977, preconizam a Educação Sexual nos currículos escolares. O tema deve ser trabalhado de forma transversal em todas as disciplinas a partir das primeiras séries do Ensino Fundamental.

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